IPVA MG 2020 Parcelamento: Como parcelar IPVA MG?

Mais uma vez a época do IPVA está chegando, e com isso, a grande maioria dos donos de veículos automotores de Minas Gerais terão de pagar esse imposto. Porém, uma boa notícia é que agora dá para fazer o IPVA MG 2020 parcelamento. Se você quer saber como fazer o IPVA MG 2020 parcelamento e assim amenizar esse imposto, continue a ler este artigo e saiba mais! 

IPVA MG 2020 parcelamento

IPVA MG 2020 parcelamento

IPVA MG 2020  

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA 2020 como é mais conhecido, é um imposto anual, do qual é cobrado para a grande maioria dos proprietários de veículos em Minas Gerais.  

Atualmente uma das novidades é que agora dá para fazer o IPVA MG 2020 parcelamento pelo cartão de crédito, assim deixando as parcelas desse imposto ainda mais sutis. 

O IPVA é o imposto do qual o DETRAN MG consegue arrecadar fundos para investir em uma melhor qualidade e segurança do trânsito do estado mineiro. 

Dessa forma, o IPVA MG 2020 parcelamento foi uma grande adição tanto para o DETRAN quanto para o contribuinte, pois assim o cidadão terá mais uma chance para poder ficar em dia com o DETRAN. 

O que faz com que o órgão diminua sua longa lista de contribuintes inadimplentes, assim sendo capaz de arrecadar ainda mais verba para futuros investimentos. 


Valor IPVA MG 2020  

O valor IPVA 2020 é diferente para cada veículo registrado no estado de Minas Gerais, pois o cálculo feito para definir o valor total a ser pago pelo proprietário em respeito ao IPVA MG 2020, é feito da seguinte maneira: 

Valor de venda do veículo X Alíquota do tipo de veículo em que se encaixa. 

Ou seja, o valor do seu IPVA MG 2020 parcelamento será proporcional ao valor de venda dele em relação a alíquota definida para o tipo de veículo. 

O que gera o efeito de quanto maior o valor venal de seu veículo, maior será o valor que você deverá pagar. 

Veja a seguir o IPVA MG 2020 Alíquotas

  • 4% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla; 
  • 3%  Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão; 
  • 2%  Automóveis, veículos de uso misto e utilitários para transporte público (ex: táxi, transporte escolar); 
  • 2% – Motocicletas e motonetas e afins; 
  • 1%  Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator; 
  • 1% – Veículos de locadoras (pessoa jurídica). 

Tomando como exemplo, se você possui uma moto com valor venal de R$ 5 mil reais, você deverá multiplicar os 5.000 por 2% (0,02): 

5.000 X 0,02 = 100, logo o seu IPVA será de R$ 100 reais. 

Lembrando que é o DETRAN MG quem decide quanto é o valor de venda do seu veículo, não o proprietário. 


Pagamento do IPVA 2020 

Em Minas Gerais existem duas formas distintas de fazer o pagamento desse imposto, a primeira é a chamada Cota Única, da qual o cidadão paga todo o imposto de uma única vez, assim ganhando um desconto de 3%. 

Já a outra forma é pelo IPVA MG 2020 parcelamento, do qual o proprietário deve pagar o valor total do imposto em até 3 meses, dos quais são de janeiro, fevereiro e março, mas não possuem desconto. 

Porém, recentemente foi adicionado também o IPVA MG 2020 parcelamento por cartão de crédito, como forma de pagamento válida. 


Como parcelar IPVA MG? 

Diferente das primeiras duas opções das quais já vem diretamente na guia de pagamento, o IPVA MG 2020 parcelamento por cartão de crédito é feito de forma diferente. 

Este formato de pagamento só pode ser feito pelos contribuintes dos quais já possuem alguma das 3 parcelas da forma tradicional em atraso. 

Caso você tenha escolhido pagar o seu IPVA MG 2020 parcelamento durante os 3 meses, e acabou por ficar em dívida, você poderá solicitar o parcelamento em crédito. 

Veja abaixo como solicitar esse tipo de pagamento: 

  • Digite os dados solicitados, como RG e RENAVAM; 
  • Clique em “Não sou um robô”; 
  • Por fim, clique em “Pesquisar”. 

Pronto, você poderá entrar no sistema e ter acesso a solicitação do seu IPVA MG 2020 parcelamento por cartão de crédito. 

ATENÇÃO: Ao fazer esse procedimento, você poderá parcelar o valor do IPVA em até 12 vezes, porém como ele já está em atraso, será adicionado multas ao valor original. 

Também é possível fazer a solicitação e pagamento da primeira parcela do IPVA MG 2020 parcelamento diretamente em uma das unidades do DETRAN MG.


Tabela IPVA MG 2020  

Para que você não atrase o seu IPVA, o DETRAN Minas Gerais libera todos os anos uma tabela IPVA MG 2020 com as datas referentes a cada tipo de pagamento. 

Veja a seguir o calendário IPVA MG 2020 parcelamento ou cota única:

Número final

da placa 

Cota Única/
1ª Parcela 
2ª Parcela  3ª Parcela 
  Janeiro Fevereiro  Março
1 e 2  14  14  14 
3 e 4  15  15  15 
5 e 6  16  1 18 
7 e 8  17  19  19 
9 e 0  18  20  20 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

IPVA MG 2020 Parcelamento: Como parcelar IPVA MG?

Adicionar Comentário