IPVA 2020 MG: Consulta, Como pagar, Tabela IPVA

Chegando um novo ano, todo motorista que é cauteloso começa a cuidar do IPVA 2020 MG. Isso  porque até quem não efetua esse pagamento sabe, como é importante manter esse imposto em dia. E anualmente, são feitas várias modificações, que faz esses cidadãos abria ainda mais os olhos para o que há de novo. E é dessa forma que surge a necessidade se programar com o IPVA 2020 MG de forma antecipada.

IPVA-2020-MG

IPVA 2020 MG

 

E pensando em você, reunimos as principais informações sobre o assunto para que você não perca nada. Continue lendo o texto e saiba como está preparado para pagar seu IPVA 2020 MG sem nenhuma complicação ou acréscimo!

O que é IPVA?

Todo brasileiro sabe que quando passamos a ter um bem, passamos a ter obrigações. O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um dos impostos obrigatórios para os motoristas.

Juntamente com outras taxas, o IPVA sempre tem um prazo de pagamento. E ciente de que é preciso está com sua documentação completa em dia, a falta dele, pode lhe acarretar uma série de problemas no futuro.

E assim que entramos em um novo ano, o Detran, que é o departamento responsável por ele, nos atualiza sobre as novidades desse valor. Assim, com essas informações e outros recursos, é possível está se programando com antecedência para o seu pagamento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ipva.png


Para quê serve o IPVA 2020 MG?

Muita gente sempre se pergunta do porquê os motorista deve pagar esse imposto de forma obrigatória. E é importante que esteja sabendo para quê serve o IPVA 2020 MG, já que todos os anos devemos pagá-los.

Em teoria, esse valor arrecadado é distribuído de formas iguais, entre o estado de Minas Gerais e o município onde seu veículo foi emplacado. Assim, são utilizados para manter e fazer melhorias em todos os setores de trânsito, como ruas e avenidas, obra em infraestruturas, sinalizações, trabalhadores, etc.


Consulta IPVA 2020 MG

Com o passar do tempo, os avanços tecnológicos puderam trazer grandes praticidades para o nosso dia a dia. E a Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais, nos trouxe uma ferramenta maravilhosa. É através do procedimento de consulta, que os mineiros conseguem acompanhar o seu imposto.

Dessa forma, conseguem se planejar de forma ainda mais exata para pagar o seu débito em dia. E abaixo você pode está conferindo como consultar IPVA 2020 MG sem precisar sair de casa. Veja os passos seguintes:

  • No menu esquerdo, selecione a opção ‘IPVA por Renavam’;
  • Em seguida, preencha o campo solicitado com o número do seu documento;
  • Escolha o ano de exercício e encerre o procedimento clicando em ‘Continuar’.

Como você pode ver, o procedimento é bem simples. Mas não esqueça que para que seja possível acompanhar seu IPVA 2020 MG, é preciso está conectado com a internet!


Valor do IPVA 2020 MG

Como já chegamos a comentar, este imposto é preciso está sendo acompanhado. De acordo com as suas necessidades de atualizações, o valor do IPVA 2020 MG sofre suas atualizações. Pode acontecer de ser o mesmo que o do ano anterior, mas é bem raro.

E para que você saiba com precisão, você precisa está acompanhando os valores estabelecido pelo Detran do seu estado. Porque os valores do IPVA 2020 não só varia entre os modelos de veículos. Mas também de um estado para o outro. E para que eles sejam definidos, é preciso contar com suas alíquotas.

Alíquotas

Para um melhor esclarecimento em suas divisões, os mineiros que desejam saber qual é o valor específico para seu veículo, acompanha as alíquotas IPVA 2020 MG. De acordo com essas taxas, você deve aplicá-las sobre a base de cálculos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ipva-documento-veiculo-detran.png

Veja a tabela mais recente a seguir:

  • Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla: 4,0%;
  • Caminhonetes de carga (picapes) e furgões: 3,0%;
  • Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel: 2,0%;
  • Motocicletas e similares: 2,0%;
  • Veículos de locadoras (pessoa jurídica): 1,0%;
  • Ônibus, microônibus, caminhão, caminhão trator: 1,0%.

Surgindo novidades sobre essa porcentagens, estaremos mantendo você atualizado com o seu IPVA 2020 MG.


Tabela IPVA 2020 MG

Assim como o seu valor, também é aguardado a divulgação da tabela IPVA 2020 MG. De acordo coma s numerações finais dos emplacamentos dos veículos, são distribuídos os seus prazos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é calendar-1.png

Isso faz com que os motoristas além de poder se programar melhor, consiga pagar seu IPVA 2020 MG em dia, evitando acréscimos. Embora essa tabela ainda não tenha sido estabelecida, você pode checar a que está em vigor a seguir:

FINAIS DE PLACA COTA ÚNICA/1ª PARCELA 2ª PARCELA 3ª PARCELA
JANEIRO FEVEREIRO MARÇO
1 e 2 14 14 14
3 e 4 15 15 15
5 e 6 16 18 18
7 e 8 17 19 19
9 e 0 18 20 20

 

 

 

 

 

 

 

Como você pode ter visto, essa é uma forma de ajudar os motorista a se comprometerem com esse pagamento de forma mais preparada. Sua divulgação sempre é feita no início do ano, como já falamos. E assim que tivermos mais notícias sobre o seu imposto, estaremos mantendo você atualizado com seu IPVA Minas Gerais 2020.


Isenção IPVA 2020 MG

De acordo com o departamento de trânsito, algumas pessoas recebem a imunidade sobre o pagamento dessa taxa. Então, é preciso ser feito uma solicitação para obter a isenção IPVA 2020 MG. Veja quem recebe essa dispensa:

  • Administração Pública, inclusive Autarquia e Fundação;
  • Templo de Qualquer Culto;
  • Partido Político;
  • Veículo de Instit. de Educ. e Assist. Social;
  • Entidade Sindical de Trabalhadores.

Para cada setor, é exigida uma série de documentações diferentes e a solicitação pode ser feita pela internet. Clique aqui e confira quais são os documentos que você precisa e abaixo, selecione a opção ‘Solicitar imunidade.


Como pagar IPVA 2020?

Ainda existe uma novidade sobre como pagar IPVA 2020 entre os mineiros, que muitos não sabem. Como você pode ter visto na tabela, existem duas opções de pagamento do imposto: cota única ou parcelado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é stress-causado-pelo-trânsito.png

Conforme os anos anteriores, é estipulado um desconto que vai de 3% a 5% para quem pagar sem parcelamento e em dia. Mas a novidade é que, os motoristas agora podem optar por pagar IPVA MG no cartão de crédito.

Nessa opção, o desconto de cota única não entra e pode ser pago em parcelas de até 12x. O valor do juros é o de mercado e pode variar entre a quantidade parcelas que são solicitadas.

 


Boleto IPVA 2020 MG

Para que você consiga efetuar o seu pagamento, não é preciso está com sua via em mãos para se dirigir em um local. Por questões de segurança, de uns anos para cá, o Detran decidiu mudar a forma de pagamento do IPVA 2020 MG.

Dessa forma, é utilizado o número do seu Renavam em um dos locais de pagamentos. Bastando apenas se dirigir a um local e informar no caixa, sua sequência.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é car-repair.png

 

Também existe a possibilidade de obter seu boleto IPVA 2020 MG através do procedimento de consulta que ensinamos anteriormente. Dessa forma, você terá certeza de que esse  boleto será válido e que não contém fraudes em seu pagamento. São sempre questões de segurança para você não se preocupar!


Locais de pagamento IPVA 2020 MG

Ciente de como você pode está pagando o seu valor, veja quais as opções de locais de pagamento IPVA 2020 MG abaixo:

  • Bradesco;
  • Bancoob;
  • Mercantil do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Casas Lotéricas;
  • Mais BB e Banco Postal.

Se você estiver optando pela opção de pagamento em cartão, é necessário está entrando em contato com o Detran do seu estado.

Assim, deverá está checando com os responsáveis quais são as empresas credenciadas para esse pagamento em sua localidade mineira.  


Dívida ativa IPVA 2020 MG

Um desconto que começou a funcionar no ano de 2019, prevê aos motoristas um desconto de 3% de forma automática. Para isso, é preciso está se mantendo regular em seus pagamento por dois anos seguidos. Mais um motivo para se manter em dia, não é mesmo?

Outro assunto que deixa muitos motorista com dúvidas, é sobre o que fazer com sua dívida ativa IPVA 2020 MG. É muito importante que você esteja sempre em dia com seu imposto, isso faz com os acréscimos não apareçam sobre o seu valor.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é detran-mg-2.jpg

Para poder negociar alguma dívida, é preciso que você esteja comparecendo a Administração Fazendária mais próxima. Se preferir receber detalhes sobre esse procedimento antes, compareça ao Detran.


Endereço e telefone Detran Minas Gerais

Principal responsável por seu imposto, confira o contato do Detran Minas Gerais logo abaixo:

  • Sede do Detran-MG: Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem – Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183;
  • Telefone: (31) 3069-6601 ou 155;
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira de 8h às 18h – Ininterrupto.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 17
IPVA 2020 MG: Consulta, Como pagar, Tabela IPVA

Adicionar Comentário